O Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da UDESC realiza em novembro de 2009 o 1º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO DAS ARTES VISUAIS: ARTE E POLÍTICA. A temática volta-se para a reflexão e articulação dos processos artísticos na contemporaneidade, compreensão do lugar que o artista deambula, bem como para a percepção da produção de pesquisa em Arte e sobre Arte. O objetivo também é propiciar a integração dos acadêmicos dos cursos de Artes Plásticas e Artes Visuais. As palestras serão apresentadas por professores do DAV e pesquisadores convidados, sendo de caráter aberto. Os mini cursos serão oferecidos por pesquisadores específicos de cada área.

*Para cada mini curso é necessário fazer inscrição pelo e-mail: simposioartesvisuais@gmail.com

Contamos com a participação de todos os estudantes.

Comissão organizadora do 1º SIAV

sábado, 3 de outubro de 2009

RESUMOS DOS MINI CURSOS


Práticas de arte pública na fronteira entre dois mundos: geovanguardas no entorno do insite

Prof. Dr. Luiz Sérgio de Oliveira


Em cinco edições desde 1992, o inSITE tem promovido o espalhamento de projetos de arte nos espaços públicos da região de fronteira entre San Diego (Estados Unidos) e Tijuana (México). O minicurso proposto pretende investigar parte desses projetos de arte à luz das práticas de arte identificadas como geovanguardas, evidenciando as contribuições, ambigüidades e contradições de sua interação com o contexto político da fronteira. 
Número de vagas: 50






Cadavre Exquis – Laboratório de Video Coletivo

Prof. Ms. Daniel Yencken

Exibição e discussão de exemplos de cinema experimental contemporâneo. Laboratório de vídeo coletivo baseado no jogo surrealista Cadavre Exquis (Cadáver Esquisito), enfatizando a experimentação de câmera e a experimentação narrativa.
Número de vagas: 16


 



Jogos do Olhar – procedimentos do cinema para
criação de cenas teatrais em espaços não convencionais

 Profª Ms. Verônica Veloso 

O mini curso apresentará procedimentos do cinema que podem colaborar para a composição do teatro fora do teatro. Nessa proposta, a criação da cena teatral parte da composição de imagens estáticas. De um modo mais amplo, pode-se dizer que a apropriação da linguagem cinematográfica pode servir como ferramenta de leitura de mundo, pois os códigos de comunicação de massa da sociedade utilizados pela televisão são derivados do cinema.
Número de vagas: 20




Introdução a Edição de Video em Software Livre

Francisco Sedrez Warmling

Introdução ao conceitos básicos de Software Livre, e edição de vídeo utilizando ferramentas livres em um sistema operacional GNU/Linux. Durante o mini-curso serão abordados os seguintes temas: captura e conversão de vídeos da internet utilizando extensões do navegador Mozilla Firefox, automação de efeitos e edição não-linear de vídeo em Cinelerra.
Número de vagas: 15





Modelo vivo – desenho de observação

Prof. Ms. Diego Rayck

O desenho de observação exige do desenhista a articulação sensível de modelos de percepção e representação diante de determinado objeto. No caso do modelo vivo, esta prática deve considerar a tensão específica da alteridade: ambos podem se olhar, mas há um que desenha e outro que é desenhado. Em que medida estes modelos empregados configuram e dependem destas relações?
Número de vagas: 12 
 



Um percurso fotográfico para a contemporaneidade

Marina Rieck Borck

Apresentação de imagens da história da fotografia e de equipamentos fotográficos para adentrar questões técnicas da fotografia: diafragma, obturador, fotometria, enquadramento, etc. Como exercício, uma saída com as câmeras que levarem ao redor de onde estivermos.
Número de vagas: 15




Curso de Manipulação de Imagem -  Photoshop básico

  Profª Ms. Virginia Yunes

Objetivo: apresentar as  principais ferramentas do Photoshop de maneira prática e objetiva, capacitando o aluno a dar o mínimo tratamento de imagem que precisa para melhorar e retocar sua imagem fotográfica digital.
Conteúdo: cortes, níveis, curvas, contraste, cores e P&B (saturação/variações), seleção (difusão/troca de fundo/camadas/remover cor de parte da imagem), paletas, filtros, carimbo e tratamento da pele.
Número de vagas: 20







Convocatória  POCS 24 hs uma linha na cidade

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Arte Ação em Campo Aberto; Florianópolis 09


Profª Drand. Lilian Amaral
POCS é um coletivo - projeto de projetos - que assinala possíveis investigações / interações / interferências / intervenções / composições  urbanas em cidades em contextos Iberoamericanos,  tendo, na presente proposição a cidade de Floriianópolis como território de atuação, no marco do I Simpósio de Artes Visuais: Arte e Política, organizado pelo DAV/CEART/UDESC.
Web-conferência com Daniel Toso – Artista Visual, Arquiteto, sócio-fundador do coletivo interdisciplinar POCS / Barcelona.
Mediação: Lilian Amaral  - USP / POCS Brasil
Tema: Deriva y Psicogeografía


* mais informações no texto "MINI CURSO LILIAN AMARAL" (final da página)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mini Curso Lilian Amaral

Convocatória POCS 24 hs uma linha na cidade

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Arte Ação em Campo Aberto > Florianópolis 09



Drand. Lilian Amaral

Web-conferência com Prof. Dr. Daniel Toso (Barcelona)

POCS é um coletivo - projeto de projetos - que assinala possíveis investigações / interações / interferências / intervenções / composições urbanas em cidades em contextos Iberoamericanos, tendo, na presente proposição a cidade de Florianópolis como território de atuação, no marco do I Simpósio de Artes Visuais: Arte e Política, organizado pelo DAV/CEART/UDESC.

24 horas, uma linha na cidade. A partir de uma convocatória de agentes locais organizará encontro com criadores, coletivos de artistas, curadores, ativistas, alunos, professores pesquisadores, mediadores culturais e interessados em arte e esfera pública, arte e urbanidade, para discutir formas e ações políticas de incidir no espaço social, no âmbito da arte contemporânea.

Propõe pensar a ação artística com base no transitar, na percepção e no caminhar como prática estética. Estabelece operação dialógica a partir de ações efêmeras tendo a paisagem urbana e humana de Florianópolis como lócus para ações experimentais passando a integrar a rede de cidades e ações estéticas que integram o coletivo internacional.

Desenvolve explorações no território que poderão resultar em uma mostra-cartografia heterodoxa da zona de ação efêmera, na qual será dada ênfase aos acidentes naturais ou arquitetônicos que fraturam o território assim como à cidade como espaço de alteridade.

A mostra será configurada em diversos dispositivos da memória, tais como rastros [adesivos], caixas e mensagens anônimas, publicação no site do POCS – WWW.pocs.org, blog e encarte editado pelo DAV em 2010, webconferência e uma videocartografia.

POCS desenvolve propostas que questionam e ativam os espaços públicos através de convocatórias abertas que resultam e fazem coincidir intervenções efêmeras no espaço público em diversas cidades como La Plata [Argentina], Medellin e Pasto [Colômbia], São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Curitiba ou Paranapiacaba [Brasil], Barcelona, Tarragona [Espanha] y Foggia [Itália].

Estabelece diálogos e dispositivos de criação colaborativa, apontando novas cartografias para a criação estética.Resulta em ações em rede e colaborações, a partir da articulação entre artistas e profissionais de variados campos do conhecimento, desenvolvendo laboratórios interdisciplinares que precedem ações artísticas efêmeras simultâneas nas cidades participantes, no marco do projeto anual 24 horas: una linea en la ciudad. Tem gerado um corpo bem consistente de metodologias, documentos, publicações e intercâmbios internacionais entre coletivos artísticos, socioculturais e instituições na América Latina e Europa.

Convocatória POCS 2009

VII Workshop de Arte Efêmera Urbana - Florianópolis

Pelo sétimo ano consecutivo POCS e as cidades participantes convocam o Workshop Internacional de Arte Efêmera Urbana: 24h uma linha na cidade -WWW.pocs.org .

A convocatória será aberta no dia 20 de outubro e se encerrará em 10 de novembro de 2009.

Cada grupo poderá desenvolver sua idéia em qualquer das seguintes linhas de ação :

§ Transformações sociopolíticas

§ Relações interpessoais e alteridade

§ Gentrificação, ocupação e diversidade

§ Produção e reabilitação urbana

§ Sociedade e natureza

> Ação coletiva no espaço público - internet, rádio, circuitos urbanos<

Informações no site WWW.pocs.org/convocatória2009 [a confirmar]